Pensar Fora da Caixa schedule

Saturday 20th November 2010

  • Indústrias Criativas

    by Guta Moura Guedes (Experimenta Design), Alexandre Lemos and Rui Loza (Addict)

    Um dos painéis centrais do Pensar Fora da Caixa, dedicado a perceber que papel têm afinal as Indústrias Criativas no momento crucial que ultrapassamos, e como podemos prepará-las para o futuro. Mais do que entender o seu conceito, trazemos quem está no terreno a transformá-las em acção.

    Guta Moura Guedes tem dedicado o seu trabalho à exploração e divulgação das indústrias criativas, seja no seu papel como directora da Experimenta Design, ou quando passou pela Casa da Música ou pelo CCB.

    Alexandre Lemos é presidente da RUC e director da Bubok em Portugal. Através também da sua experiência na Marionet, é um exemplo prático das indústrias criativas.

    Rui Loza é um dos directores da Addict, o cluster dedicado à promoção e desenvolvimento das indústrias criativas no Norte, responsável aliás pela força que o Porto está a ter neste sector. O arquitecto é ainda responsável pela Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense.

    At 11:00am to 12:00pm, Saturday 20th November

  • Marketing de Guerrilha

    by andrerabanea

    André Rabanea, director criativo da Torke e um dos maiores exemplos de criatividade na comunicação, vem explicar o que é o Marketing de Guerrilha e que impacto deve ter no orçamento das empresas.

    At 12:00pm to 12:30pm, Saturday 20th November

  • Activismo 2.Qualquer Coisa

    by Fernando Fonseca

    E se aplicarmos o conceito de Marketing de Guerrilha à Política? Quem não se lembra das rolhas que tomaram conta do congresso do PSD? Fernando Fonseca vem demonstrar como se exerce cidadania através das redes sociais.

    As redes sociais vieram trazer ao cidadão o poder de dialogar directamente com aqueles que elegem para o Parlamento (sim foi preciso chegar o Twitter). Usando alguns casos de estudo do “31 da Sarrafada” entre outros, a comunicação pretende motivar outros a tirar o maior partido das redes sociais para forçar a agenda política e da comunicação social.

    Fernando Fonseca anda na Web desde que a Web existe tendo estado ligado, antes da Web, ao movimento das BBS em Portugal. Membro do grupo Europeu “Telecomix”, um grupo de aconselhamento estratégico aos Partidos Piratas Europeus, Fernando Fonseca divide o seu tempo entre fazer música que muitos chamam de ruído e a chatear políticos e jornalistas. Recentemente produziu um vídeo viral e jura que nunca mais fará nenhum.

    At 12:30pm to 1:00pm, Saturday 20th November

  • Festivais: Processo Criativo

    by Alvaro Covoes and Joaquim Durães (Milhões de Festa)

    O mercado dos festivais em Portugal tornou-se um dos momentos mais importantes de ligação entre a música, as marcas e os fãs, e cada vez mais portugueses estão a fazer as suas férias em torno destes eventos. O Pensar Fora da Caixa abre a conversa a duas perspectivas, e a dois conceitos de festival completamente diferentes.

    Álvaro Covões é o criador da Everything is New, produtora de muitos concertos ao longo do ano, mas também do Optimus Alive, um dos mais recentes festivais a atingir o estatuto de "grande".

    Agatha Arêas é directora de marketing do Rock in Rio Lisboa, que ainda há poucos dias confirmou a sua edição de 2012.

    Vamos discutir marketing e conteúdo, activação e música, patrocínios e artistas, como se cria um festival do zero, numa altura em que a palavra de ordem é a dispersão dos públicos. Como se juntam as tribos num só evento.

    At 3:00pm to 4:00pm, Saturday 20th November

  • Trends

    by Rui Vieira (Fullsix) and Diogo Teixeira (Couture)

    Quais são e como surgem as tendências que marcam a actualidade? Seja no marketing ou simplesmente na forma como comunicamos pessoalmente, como conseguem determinadas plataformas e conteúdos espalhar-se.

    Rui Vieira é director criativo da Fullsix, realizou a curta metragem "Algo de Bom" para a LG Portugal e trouxe o OFFF a Portugal.

    Diogo Teixeira é Managing Partner da Couture Decode & Disrupt para a qual pesquisa e explora tendências em Portugal.

    At 4:00pm to 5:00pm, Saturday 20th November

  • Moda Multiplataforma

    by José Cabral (O Alfaiate Lisboeta)

    Quem afinal define as tendências na actualidade? São os eventos de moda? As revistas? Os bloggers? As redes sociais? Todos estes em conjunto? A moda e o lifestyle são dois dos mais importantes temas de partilha e influência entre as pessoas, e "influência" é a palavra chave para esta discussão.

    José Cabral é o blogger por trás de "O Alfaiate Lisboeta", uma adaptação do conceito do "The Sartorialist", e vem ajudar-nos a perceber o que faz um bancário nestas andanças.

    At 5:15pm to 6:00pm, Saturday 20th November

Sunday 21st November 2010

  • Os Novos Velhos Media

    by Ricardo Rosa, franciscoamaral, Álvaro Costa (Antena 3) and Nick Mrozowski (designer i)

    Como se adaptaram os meios tradicionais às novas exigências, aos novos públicos ou aos novos tempos de reacção? Juntamos 4 nomes que nos podem ajudar a perceber como se está a efectuar esta mudança.

    Uma conversa moderada por Ricardo Rosa, coordenador da SIC Online.

    Com uma forte presença no Twitter, Francisco Amaral é o responsável pelo projecto da ESEC TV, para além de já ter passado com o seu "Íntima Fracção" pela Antena 1, TSF ou RUC.

    Nick Mrozowski é o americano responsável pelo projecto gráfico do jornal i, para além da mais recente renovação do semanário Região de Leiria.

    De Segunda a Quinta, é possível escutar o "senhor cultura pop" na Antena 3, das 20h às 22h, no programa "Bons Rapazes", acompanhado por Miguel Quintão. Rendeu-se às redes sociais depois da aventura do Mundial de Futebol da África do Sul.

    At 11:00am to 12:30pm, Sunday 21st November

  • Criatividade e Colaboração

    by Fred Oliveira and Fernando Mendes (coworklisboa)

    Nesta sessão fica claro o objectivo do Pensar Fora da Caixa em trazer perspectivas diferentes sobre o mesmo tema, com duas pessoas ligadas à conferência desde o seu início.

    Fernando Mendes criou o Cowork Lisboa, o espaço onde diversos freelancers e pessoas que antes trabalhavam em casa podem alugar uma "secretária". Tradicionalmente, estes espaços de Coworking são habitados por criativos, das áreas do empreendedorismo, tecnologia, design ou relações públicas, muitas vezes completando-se entre si, o que permite que nasçam muitas ideias desse trabalho conjunto.

    No outro lado, Fred Oliveira faz parte da Webreakstuff, que criou o Goplan, uma aplicação que permite a diversas pessoas colaborarem no mesmo projecto, estejam onde estiverem.

    Qual é afinal a importância da colaboração para o surgimento de novas ideias, novos projectos?

    At 2:00pm to 3:00pm, Sunday 21st November

  • Criação e Gestão de Marcas

    by pedroaniceto and Ana Cunha (RMAC Brand Design)

    Duas perspectivas diferentes: de quem cria e de quem gere marcas em Portugal.

    Vamos pensar numa marca. A primeira que nos surja na cabeça. De certeza que foi criada pela RMAC Brand Design, o atelier de que Ana Cunha é co-fundadora. Mais recentemente foram responsáveis pelo redesign da Porto Editora, ou projectos tão díspares como a Casa das Histórias Paula Rego e a Liga Zon Sagres.

    Quem conhece a marca Apple, conhece Pedro Aniceto, mesmo que dele só tenha visto o nome numa já duradoura mailing list sobre o mundo da maçã. É gestor da marca em Portugal.

    At 3:00pm to 4:00pm, Sunday 21st November

  • Rebranding

    by João Gonçalves (Pepsi)

    Num ano crucial para a Pepsi, o director de marketing em Portugal, João Gonçalves, vem mostrar como aconteceu o maior rebranding global da marca de refrigerantes.

    At 4:15pm to 4:45pm, Sunday 21st November

Schedule incomplete?

Add a new session

Filter by Day